Confira história e frases de William Shakespeare

As frases de William Shakespeare inspiram, questionam as relações humanas e propõem reflexões gerações após gerações. Considerado o mais famoso dramaturgo e poeta da Inglaterra, Shakespeare não tem registro de nascimento, mas foi batizado em 26 de abril de 1564. Acredita-se que tenha nascido em Stratford, durante o reinado da rainha Elizabeth I.

Genialidade das Frases de William Shakespeare

A vida de Shakespeare é marcada por mistérios devido a falta de registros. A escolaridade dele é um desses enigmas. Seu pai, John Shakespeare, era oficial de justiça. Por isso, é provável que o dramaturgo tenha iniciado seus estudos na escola secundária local aos seis ou sete anos.

A falta de detalhes sobre a vida escolar de William leva a crer que ele tenha estudado até os 15 anos e não tenha frequentado a universidade. Mas a ausência de documentos que tragam mais informações sobre seus estudos não diminuem a sua genialidade. Com apenas algumas frases de William Shakespeare, é possível comprovar o seu talento:

“Todo o mundo é um palco, e todos os homens e mulheres, meros atores”

“Não temeis a grandeza; alguns nascem grandes, alguns conseguem grandeza, a alguns a grandeza lhes é imposta e a outros a grandeza lhes fica grande”

“Há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!”

“Há mais coisas entre os céus e a terra do que supõe vossa vã filosofia”

“Ser ou não ser, eis a questão”

“Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes.”

“Nos teus mais doces lábios ficam os meus livres do pecado”

A obra do mais famoso dramaturgo inglês

Ao todo, William Shakespeare escreveu 38 peças, 154 sonetos e diversos poemas. Sua trajetória teve início em 1552, quando estreou no Rose Theatre de Londres, com a peça Harry the sixth. Em 1593 e no ano seguinte, publicou seus poemas Venus and Adonis e The Rape of Lucrece. No ano de 1594, Shakespeare se mostrou um escritor de produtividade intensa, pois ele já tinha escrito as três partes de Henry VI, Richard III, Titus Andronicus, The Two Gentleman of Verona (Dois cavalheiros de Verona), Love’s Labour’s Lost (Trabalhos de amor perdidos), The Comedy of Errors (A comédia dos erros) e The Taming of the Shrew (A megera domada).

Após 1596, ele escreveu peças como Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, Richard II e O mercador de Veneza. Em 1598, a companhia a qual o dramaturgo era sócio, Lord Chamberlain, construiu na margem sul do rio Tâmisa, o teatro The Globe. É nesse ano que Shakespeare recebe o reconhecimento por suas obras e passa atrair mais público para seus espetáculos.

A produção de William Shakespeare continuou e resultou em Henry V, As You Like It (Como gostais), Jules César, Troilus and Cressida, The Merry Wives of Windsor (As alegres matronas de Windsor), Hamlet, Twelfth Night (Noite de Reis), All’s Well that Ends Well (Bem está o que bem acaba), Measure for Measure (Medida por medida), Othello, Macbeth, King Lear, Anthony and Cleopatra, Coriolanus Péricles, Cymbeline e The Winter’s Tale (Conto de inverno) e The Tempest (A tempestade).

O escritor faleceu em 23 de abril de 1616, na cidade de Stratford e foi enterrado na igreja reservada ao clero.

Leia também

Conheça o Shakespeare’s Globe

Artigo anterior007 – Origem, curiosidades e atores que interpretaram James Bond
Próximo artigoLançamento do Livro “Os Ingleses”