Como ir daqui para lá em Londres

Como ir daqui para lá em Londres

24
Foto: Mapa de Londres
Foto: Mapa de Londres

Diversas vezes por dia, através de comentários, e-mails ou mensagens no Facebook, leitores nos perguntam como usar o transporte público para se locomover de um lugar para o outro em Londres. Normalmente, o destino é o hotel, o aeroporto ou um ponto turístico.

O Mapa de Londres tem um guia do transporte público de Londres. Ali a gente dá dicas para usar o Journey planner, apresenta o Mapa do metrô, explica o funcionamento das zonas, das linhas do metrô e da parada de ônibus.

Neste post, vamos tentar tratar a questão da forma mais didática possível.

O cenário é o seguinte: Você quer ir de um ponto A para um ponto B em Londres. Para isso, você dispõe do transporte público. E também dispõe de uma pressuposição básica: o jeito mais fácil e rápido de chegar quase sempre é usando o metrô.

Plano A: Citymapper

O aplicativo, para Android e iOS, é a maneira mais prática de planejar seu percurso com o transporte público (e a pé) em Londres. Saiba mais

Para quem ainda não está em Londres ou quer fazer esse planejamento pela web, as ferramentas abaixo também resolvem:

Plano B: Journey Planner

O pessoal do Transport for London tem um sistema muito prático para ajudá-lo a usar o transporte público da cidade. Já experimentou? O link para acessar o Journey Planner é este aqui.

Digamos que você queira sair do terminal 5 do Heathrow para o seu hotel, que fica no endereço ‘144 Praed Street’. (Se não sabe o endereço do hotel, consulte no site do hotel. Ah, é importante deixar o endereço com essa estrutura acima: número + nome da rua + street. Abreviar Street para St, por exemplo, pode confundir o sistema.)

Para realizar a consulta, você vai digitar ‘Heathrow terminal 5’ no primeiro campo da busca (FROM) e depois ‘144 Praed Street’ no segundo campo (TO). Observe que, abaixo de cada campo, você encontra opções que indicam se o que você digitou é uma estação, um endereço ou um ponto de interesse.

Como o Heathrow tem uma estação de metrô, você deixa selecionada a primeira opção, ‘station or stop in..’. Como o seu destino é um endereço (o do hotel), você deve selecionar a opção ‘address’, a terceira.

Depois disso, basta especificar ali horário aproximado de quando você quer começar essa jornada (é importante para definir que tipo de transporte público estará funcionando naquela hora).

Essa tela inicial ficará assim:

Journey Planner  - Mapa de Londres

Ficou assustado com todas essas opções? Ignore tudo que não for mencionado nas instruções acima (pelo menos, até pegar o jeito).

Depois de clicar em Plan Journey, o Journey Planner, uau, vai planejar sua jornada.

Agora você verá algumas opções de trajeto:

Journey Planner - Mapa de Londres

Você pode escolher uma delas clicando em ‘view details’ e depois decidir qual prefere. Nesse caso aí, porém, são todas praticamente iguais. Observando os símbolos, já dá para saber, antes de clicar em uma, que elas envolvem dois meios, o trem e a caminhada. Os números mostram horário de saída, horário de chegada e o tempo total.

Vamos clicar na primeira:

 Journey Planner - Mapa de Londres

Pronto, aí está, passo a passo, o que você deve fazer. Nesse caso, pegar o trem Heathrow Express de Heathrow até a estação de Paddington e depois caminhar até o endereço desejado. Ao lado de cada orientação, você encontra um mapinha de como realizar o percurso (o de cima no próprio navegador e o de baixo em PDF).

Não deu muito certo? Não encontrou o endereço? Entrou em pânico? Calma, talvez a solução esteja logo abaixo.

Plano C

Abra o Google Maps, clique em “como chegar” e digite o nome do ponto A e do ponto B. Não precisa ser o endereço completo. O nome de uma estação, o nome de um hotel ou um ponto de referência famoso também vale.

Google Maps

Ponto A e Ponto B

Você verá uma rota traçada entre o ponto A e o ponto B. Essa é a rota que você faria se estivesse de carro. Como depende do transporte público, você deve clicar no ícone do ônibus (à direita do carro).

Rota

Pronto, o Google Maps já mostra sugestões de rota. Ele pode mostrar opções de ônibus, de trem e de metrô. Clique em uma delas para obter mais detalhes.

2

Não gostou das sugestões? Neste post aqui, a gente explica com mais detalhes como usar o Journey Planner.

Plano D

Há uma outra opção, bem simples, que servirá para você ir se acostumando ao Mapa do Metrô.

No Google Maps:

Ponto A e Ponto B

Coloque o endereço do ponto A e o do ponto B.

Estação mais próxima

Veja qual é a estação de metrô mais próxima do ponto A e a do ponto B. As estações de metrô são marcadas com o símbolo do metrô, obviamente.

Mapa do metrô

Abra o Mapa do Metrô. Embaixo do mapinha com as linhas coloridas, você encontra o nome das estações. Cada nome vem acompanhado de um código, tipo D2.

Códigos

Observe o primeiro bloco do mapa, no canto superior esquerdo. Há uma linha com letras na vertical, do A ao F. E há uma linha com números na horizontal, do 1 ao 9. Para encontrar a estação em D2, portanto, siga a linha referente à letra e pare o olhar quando essa linha encontrar o número desejado – no caso, o 2. Ealing Common, por exemplo, encontra-se em D2.

Rota

Depois de encontrar a estação de partida e a estação de chegada, você deve buscar a rota mais lógica entre elas. Para isso, basta lembrar que cada linha é representada por uma cor, descrita na legenda à direita no mapa. Você pode trocar de linha nas estações que contêm a bolinha branca ou nas estações com um risquinho que conectam diferentes linhas. Lembre-se: normalmente, quanto menos trocas de linha, mais rápido é o percurso.

Exemplos

(Que podem ser observados na imagem acima)

Ealing Common para Hammersmith: pegue a Piccadilly Line (azul) até Hammersmith, na mesma linha.

Ealing Common para Notting Hill Gate: pegue a District Line (verde) até Ealing Broadway e troque para a Central Line (vermelha) para chegar a Notting Hill Gate.

Para saber mais a respeito das zonas, dos valores e dos passes, acesse nosso guia do transporte em Londres.

Leia também

Preços do transporte

7 Day Travelcard

Oyster Card

Mapa do metrô

Do aeroporto para o hotel

istória do metrô de Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

24 comentários

  1. Olá,

    Minha dúvida é a seguinte: vou em outubro para Londres e ficarei hospedado em um hotel na área de Kensington and Chelsea. Quando simulo trajetos pelo TFL, ele só me mostra a opção de trajeto de ônibus ou a pé, e não de metrô (eu marquei a opção de trajeto de metrô). Já no aplicativo Cittymapper, simulo trajetos iguais e são mostradas opções com metrô. Alguém sabe dizer o por quê? Obrigado

  2. Ficarei hospedada próximo à estação East Putney. Pesquisei no mapa do metro e essa estação é considerada como zona 2-3. O que isso significa? O 7 Day Travel Card que atende às zonas 1 e 2 é suficiente ou por estar no limite entre as zonas 2 e 3 eu preciso comprar o passe que sirva para zonas 1, 2 e 3 ?

  3. Olá gostaria de saber o seguinte: Vou do aeroporto Gatwick pelo trem gatwick express até a Estação Victoria. Porém me hospedarei no hotel Admiral em Westminster. Então o Gatwick express me deixa na est. Victoria e de lá tenho de pegar o metro para a estação Westminster do metrô, correto? Vcs saberiam me dizer se sai muito caro um taxi da estação WEstminster para o hotel Admiral? Pois vou estar com malas crianças e 2 idosos.

    Obrigada.]
    Flávia

  4. Boa noite, estou conhecendo o site pretendo viajar para Londres em junho estou amando as informações, estava olhando o hotel Days Warterloo, pelo que vi nos comentários de quem já se hospedou neste hotel ele fica perto das principais atrações e da estação. Gostaria de saber se realmente está informação confere se ele é bem localizado? Se de lá consigo chegar sem problemas nas principais atrações e nos parques como: Hyde park, Holland Park, e fazer o passei no rio Tâmisa?
    Obrigada!

  5. Boa noite!
    Nao sei como ir do aeroporto gatwick até ao hotel que fica em Stanford. Chego as 23.30? Como devo fazer??
    obrigado

  6. Olá! Vocês recomendam algum aplicativo para smartphone para se entender com o metro? Vi que tem varias opções mais a que eu baixei achei meio complicada.

  7. Boa noite
    Peço ajuda sobre a melhor (e também mais barata) forma de chegar ao International Hall / University of London (Landsdowne Terrace, Camden, Londres, WC1N 1AS) vindo do Heathrow (terminal 1) no período da manhã (por volta das 9h30). Pelo que entendi, devo pegar a linha Picadilly e descer em Kings Cross/St Pancras. Mas como somos 4 pessoas (com malas), será que um táxi seria mais em conta?

  8. Olá,
    Viajarei a turismo para Londres em novembro (dia 16) por 12 dias e ficarei hospedada em Saxon Ave, Feltham. Gostaria de saber qual a melhor opção para chegar até o centro de londres onde estão as principais atraçoes turisticas (zonas 1 e 2 ) e neste caso, qual a melhor forma de pagar pelo transporte, oyster card ou travel card ????
    Obrigada.

    • Sim existem, viajei em julho de Paris a Londres de trem, paguei 80 euros na ida e 92 na volta a Paris, dependendo do período que você vai fica mais caro ou mais barato, é mais recomendado viajar no decorrer da semana e nos horários mais cedos.