Citymapper, melhor app para o transporte em Londres

Citymapper, melhor app para o transporte em Londres

15

É bem fácil usar o transporte público de Londres. E existem apps de celular que tornam tudo ainda mais prático.

Metrô, estação de Baker Street - Mapa de Londres
Com o Citymapper, você descobre até quanto tempo ficará esperando pelo próximo trem. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Aqui está um passo a passo para você usar o Citymapper, um aplicativo que mostra a situação atualizada das linhas do metrô, indica a melhor rota para a sua viagem e diz exatamente como chegar a pé ou usando bicicleta ou transporte público de um ponto A para um ponto B.

Tudo de graça, para Android e iOS.

É muito simples. Antes de seguir os passos abaixo, baixe o app neste link ainda no Brasil e depois, em Londres, dirija-se a uma operadora de celular e peça um SIM Card gratuitamente para carregá-lo com 10 libras de dados. Eu uso a O2, mas há diversas excelentes opções por aqui.

Depois, de posse de um Oyster Card devidamente carregado com seu passe ou Pay As You Go (Não sabe do que estou falando? Acesse este post), você vai:

1. Abrir o aplicativo

2. Clicar em ‘Get me Somewhere’

Citymapper - Mapa de Londres

3. Digitar o endereço, estação ou local desejado

Citymapper - Mapa de Londres

Neste caso, eu digitei “Oxford Circus”, que fica na zona 1, bem no centro.

4. Confirmar o local

Citymapper - Mapa de Londres

5. Verificar as opções de rota

Citymapper - Mapa de Londres

O Citymapper dá alternativas para uso de metrô e de ônibus, informa quantas calorias seriam gastas a pé ou de bicicleta, apresenta o clima no momento naquele local e indica o tempo previsto para cada um dos meios de transporte.

6. Escolha uma das opções

Citymapper - Mapa de Londres

Neste caso acima, eu escolhi a mais rápida, o metrô. O app indica que eu devo caminhar até a estação de Seven Sisters (percurso que levará 5 minutos), dirigir-me até a plataforma (2 minutos), esperar pelo trem da Victoria Line (4 minutos) e então pegar o metrô que me conduzirá diretamente para Oxford Circus.

7. Siga as indicações de navegação

Citymapper - Mapa de Londres

Neste screenshot acima, escolhi ir de ônibus até Oxford Circus.

Quando você selecionar uma das opções disponíveis, o app vai levar você do ponto onde você está até o ponto desejado, seja de ônibus, trem, metrô, bicicleta, etc.

No caso do metrô, é bem básico: vá até tal estação, pegue tal linha, troque por outra em tal lugar e depois caminhe até aqui ou ali.

No caso de ônibus, o app diz exatamente o nome da parada onde você deve descer e quantas paradas existem até lá, o que pode ser realmente útil para quem se aventura pela primeira vez pelas ruas da capital britânica.

Duas dicas

Você ainda pode salvar essa navegação clicando em “Save“. Assim, você pode retomá-la mais tarde, facilmente, sem precisar buscar de novo.

E também dá para cadastrar a sua “home”, que pode ser seu hotel, hostel ou hospedagem em Londres. Assim, quando você estiver cansado de digitar ou sem nem saber onde se encontra às 3h da manhã depois de uma festa, basta abrir o aplicativo e selecionar o “Take me home”. Bem útil, eu garanto.

Acomodação para estudantes

CasaLondres - Mapa de Londres

Leia também

Guia do transporte em Londres

Preços do transporte em Londres

Quanto colocar no Oyster Card

Do aeroporto para o hotel

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. […] O aplicativo Citymapper é o ajudante ideal para você se localizar bem no metrô de Londres. Digitando a estação de saída e o destino (vale até um ponto turístico), ele diz exatamente o que você deve fazer, quanto vai gastar e quanto tempo o trajeto total leva – incluindo outros meios de transporte além do metrô quando necessário. Conheça. […]

  2. Prezado Gustavo

    Estou com viagem marcada para Londres no início de Abril(11).
    É a primeira vez que viajo para essa cidade.
    Meu inglês é muito fraco, estou fazendo, aqui no Brasil, um curso intensivo de dois meses na Escola Cultura Inglesa para minimizar os “micos”que vou pagar ai em Londres.
    Seu artigo sobre o aplicativo Citymapper está perfeito.
    Fantástico, já baixei no meu mobile.
    Obrigado pela dica.
    Caso queira orientar-me com outras dicas irei segui-lo sem dúvida.
    Grato,

  3. Oi Gustavo! Estou embarcando dia 13 de Junho para Londres adorei a dica do App. Tambem vou me hospedar em uma das casas da empresa CasaLondres, talvez a gente se encontre por la!
    Parabens pelos post’s. Beijão!

  4. Ola! Mas não podemos também usar a internet das estações (Wi-fi)? Estou indo para Londres e estou contanto com a internet nas estações ou devo comprar este cartão para ter internet móvel? Fiquei na duvida…