5 pubs cheios de história em Londres

São tantos pubs em Londres, que é difícil definir quais deles visitar. Por isso, neste post nós reunimos 5 sugestões de pubs históricos, que têm o clima ideal para quem quer beber uma boa cerveja enquanto saboreia uma volta ao passado da capital britânica.

5 pubs históricos de Londres

1. White Hart, o pub mais antigo de Londres

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
White Hart localiza-se em Holborn. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Se você precisa de uma desculpa para beber cerveja, talvez “imergir na história” seja um bom argumento. Segundo a placa da entrada, o White Hart tem o alvará de funcionamento mais antigo de Londres: 1216. Mas o pub não aparenta tamanha velhice, já que foi completamente reformado nos últimos tempos. Mesmo assim, conserva diversos traços antigos de sua composição original.

2. Cittie Of Yorke: Confesse os pecados no pub

Clique para conhecer o pub. Foto: Flávio F. Moreira, Mapa de Londres
Cittie of Yorke foi construído em 1645. Foto: Flávio F. Moreira, Mapa de Londres

Cittie Of Yorke é o “Pub do Confessionário”. Isso porque alguns bancos do estabelecimento são embutidos na parede e aparentam os famosos recintos onde os pecados são revelados ao padre. Este pub também tem uma história interessante: desde 1420 havia no local uma hospedaria, mas o prédio atual data de 1645. No final do século XIX, foi totalmente reformado e o que vemos hoje é uma mistura de estilos, com destaque para uma enorme lareira em forma de triângulo no meio da sala. O bar é grande e sempre apresenta mesas vazias, até no happy hour.

3. Ye Olde Cheshire Cheese, cerveja e literatura desde 1600

Clique para conhecer o pub. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Ye Olde Cheshire Cheese tem laços estreitos com a literatura britânica. Foto: Mapa de Londres

Ye Olde Cheshire Cheese está bem localizado no tempo e no mapa. É um pub que já teve Mark Twain, Charles Dickens e Voltaire como frequentadores. E foi provavelmente nos arredores do lugar que Samuel Johnson disse: “Quando um homem está cansado de Londres, ele está cansado da vida”. Estamos falando de Fleet Street, uma das ruas seminais de Londres, pelo menos em se tratando de jornalismo e literatura.

4. Lamb & Flag, pub com quatro séculos de idade

Clique para conhecer o pub. Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Lamb & Flag situa-se em Covent Garden. Foto: Mapa de Londres

Em uma singela alameda entre a Floral Street e a Long Acre, você avistará o pequeno e simpático pub Lamb & Flag, reconhecido como o pub mais antigo de Covent Garden. Ocupa um prédio da era Tudor (século 16), mas dizem que o alvará de funcionamento é mais “recente”: 1623.

5. Princess Louise, um legítimo pub da Era Vitoriana

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres
Volte à Londres Vitoriana no Princess Louise. Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Envolto na arquitetura, decoração e história do pub Princess Louise, qualquer visitante se delicia com uma boa pint de cerveja, mesmo aquele pouco afeito à verdadeira Ale britânica. O pub tem uma decoração que remete completamente aos séculos 18 e 19.

Pub Bônus

O Old Bank of England fica na mesma rua do Ye Olde Cheshire Cheese, a Fleet Street. Ele tem uma história peculiar: foi usado como abrigo de joias da coroa durante a Segunda Guerra Mundial. E uma lenda pitoresca: nos seus porões, eram mortos os clientes de Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da rua Fleet.

Pubs em Londres são goles de história

Ir a um pub em Londres não se trata de um passeio ocasional, mas de um compromisso britânico. Pontual, o inglês segue para o pub de sua preferência após o trabalho. Lá encontra os amigos em uma atmosfera agradável, conhece gente nova e desce algumas pints de cerveja (talvez stout, tipo a Guinness).

Esse ritual não vem de hoje. A história dos pubs se confunde com a história da Grã-Bretanha, desde as primeiras inns, tabernas e alehouses que remontam às ocupações romanas, vikings e anglo-saxãs na cidade. Imagine que, no ano de 965, o Rei Edgar, já preocupado com a disseminação do álcool, decretou que poderia haver apenas uma casa de cerveja em cada vilarejo. Muito mais tarde, nas últimas décadas, a crise econômica se encarregaria de fechar os pubs na cidade. Hoje, apesar da retração, o Reino Unido ainda conta com 50 mil dessas instituições etílicas.

E você, já conhecia alguns desses pubs em Londres? Quais pretende incluir no seu roteiro? Comente.

Leia também

Mais dicas de pubs em Londres

Artigo anteriorWhite Hart, o pub mais antigo de Londres
Próximo artigoThe Dorchester, o hotel da Seleção Brasileira em Londres