Cenotaph em Londres

Cenotaph em Londres

0

Confesso que, na primeira vez que passei por ele, nem reparei. Há tantos monumentos, estátuas e obras de arquitetura que chamam a atenção nos arredores de Whitehall, que não lhe dediquei mais do que alguns segundos de observação. Na segunda vez que o avistei, porém, às 19h de um dia de muitas explorações por Westminster, a luz que o cobria captou meu olhar instantaneamente. Prontamente, tirei a foto.

Cenotaph. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Cenotaph. Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Só mais tarde entendi exatamente do quê: The Cenotaph (cenotáfio), memorial de guerra erigido após a Primeira Guerra Mundial, em homenagem aos combatentes britânicos mortos no conflito.

Para encontrá-lo, é fácil: em uma caminhada de Trafalgar Square em direção ao Parlamento, digamos, ele se encontra pouco após a 10 Downing Street, no meio da avenida, com as bandeiras à direita e uma inscrição, The Glorious Dead, na parte de trás.

Veja no mapa

O monumento foi construído entre 1919 e 1920, com pedra portland, em substituição a uma estrutura temporária de madeira e plástico. Mais tarde, após a Segunda Guerra Mundial, o Cenotaph passou a representar as perdas de ambos os conflitos bélicos.

Todo ano, no domingo mais próximo do dia 11 de novembro, Remembrance Sunday, uma cerimônia é realizada no local.

Perto daqui

10 Downing Street
Trafalgar Square
Banqueting House
Houses of Parliament
Churchill War Rooms

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

Sem comentários