Cápsula do tempo do metrô de Londres

A Transport For London encerrou de forma peculiar as celebrações pelos 150 anos do metrô mais antigo do mundo, inaugurado em 1863. O órgão que cuida do transporte público de Londres decidiu criar uma cápsula do tempo, que será aberta daqui a 50 anos, em 2063, quando o tube completará 200 anos de idade.

A caixa guarda diversos objetos relacionados ao metrô londrino. Entre os itens, estão um filme retratando um dia típico no metrô de 2013, o ténis Nike que comemora os 150 anos do metrô, um Oyster Card especial de aniversário, uma passagem da série de viagens retrô com os trens a vapor realizadas no ano passado, equipamentos de sinalização atuais e um livro contando a história dos primeiros 150 anos do Underground.

A cápsula do tempo ficará à mostra na nova estação de Tottenham Court Road, a partir de 2016.

Foto: TFL
Foto: TFL

Imaginem a abertura da caixa daqui a 50 anos. Em 2063, qual será a sensação de olhar para o longínquo ano de 2013? Será uma reação parecida com a que temos hoje ao cavocar imagens de 1963, por exemplo?  Será que os motoristas dos trens, os quais devem ser aposentados já em 2014 ou 2015, serão as principais anomalias detectadas no nosso tão ultrapassado ano de 2013?

É interessante conjecturar a respeito da realidade do transporte em 2063. Como será uma estação de metrô?  Será que o mapa sofrerá alterações brutais? Será que ainda haverá versões em papel (talvez apenas para coleção)? Quantas linhas teremos? Que tipo de combustível será utilizado? Quão bizarro parecerá o tênis Nike comemorativo dos 150 anos? Será que o transporte até lá será plenamente sustentável? Será que o metrô ainda será parte essencial do transporte? Será que as bicicletas dominarão o panorama da cidade?

E o mais importante de tudo: será que, quando a cápsula do tempo for aberta, ainda precisaremos MIND THE GAP?

Um dia no metrô em 2013

Leia também

Metrô em Londres

Curiosidades do metrô

150 anos de história

Dicas para usar o transporte público em Londres

Conheça o Museu do Transporte de Londres

Artigo anteriorQueima de fogos 2013-2014
Próximo artigoIntercâmbio: Fernanda Oliveira