4 cantoras inglesas que não podem faltar no seu repertório

Através dos séculos, a Inglaterra se consolidou como um centro artístico e notável. As cantoras inglesas da atualidade são reflexo disso. Talentosas, ousadas, premiadas e aclamadas, elas exprimem um pouquinho da essência da cultura inglesa em suas canções. Tem como não se apaixonar? ?

Do pop, ao jazz, ao blues, as cantoras inglesas são representantes da miscelânea de gêneros que compõem os ritmos da Inglaterra em seus pubs, bares, baladas e shows inesquecíveis. Sem falar que cantar acompanhando aquele charmoso sotaque britânico é uma delícia né? É por isso que hoje decidimos apresentar aqui uma seleção de cantoras inglesas inesquecíveis.

Preparado para atualizar sua playlist e soltar a voz? ?

Amy Winehouse
Amy Winehouse foi uma das mais talentosas cantoras da Inglaterra. Foto: Greg Gebhardt, CC BY 2.0

4 incríveis cantoras inglesas

Quando o assunto são cantoras inglesas, difícil é ser seletivo ao falar de talento. Aqui, optamos então por relembrar quatro delas que nós simplesmente amamos. Dê uma espiada:

1. Adele

Nascida em Londres, Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele, é uma das cantoras mais aclamadas não só na Inglaterra, mas no mundo inteiro. A talentosa artista começou a fazer parte da cena musical em 2008, quando lançou o álbum “19”.

A consagração mundial veio em 2011, com o álbum “21”, pelo qual recebeu 6 prêmios (venceu em todas as categorias em que foi indicada) no Grammy Awards. No total, ela coleciona mais de 100 prêmios ganhos e 176 indicações em premiações musicais.

O álbum mais recente de Adele é o “25”, lançado em 2015.

2. Amy Winehouse

Ela se foi cedo demais, mas é impossível falar em cantoras inglesas sem mencionar Amy Winehouse. Simplesmente porque ela é um ícone de Londres e Camden Town. A cantora estreou no cenário musical britânico em 2003 com o álbum “Frank”, que não foi muito bem aclamado pela crítica. O seu segundo álbum de estúdio “Back to Black”, porém, foi um estouro.

Esse último disco, lançado em 2006, revelou o talento de Amy para misturar ritmos ecléticos, como soul, jazz, R&B e até ritmos caribenhos, além de sua habilidade de compor músicas extremamente humanas. É por isso que ela sempre será lembrada.

3. Jessie J.

Jessica Ellen Cornish, mais conhecida como Jessie J, nasceu em Londres e hoje está entre as cantoras e compositoras mais talentosas do Reino Unido. Antes de chegar aos holofotes, ela escrevia canções para artistas como Rihanna, Miley Cyrus e Justin Timberlake. Sua estreia autoral foi em 2011, com o álbum “Who You Are”.

Jessie se consolidou no meio musical pelo talento ao misturar gêneros como soul, R&B contemporâneo, pop e hip hop em músicas com letras que trazem mensagens de amor e autoestima. No total, lançou mais dois álbuns de estúdio: “Alive” (2013) e “Sweet Talker” (2014). A cantora coleciona vitórias em prêmios como o Brit Awards, o Urban Music Awards, o Glamour Awards, entre outros.

4. Ellie Goulding

Multitalentosa, Ellie Goulding é uma cantora pop, compositora, instrumentista e produtora musical inglesa, nascida em Hereford. Seus hits já foram trilha sonora de filmes e até da passarela do desfile da Victoria’s Secret. Em seu álbum de estreia, “Lights” (2010), ela conseguiu alcançar o topo das paradas do BBC Sound of 2010 e vencer o prêmio do Critics Choice Award no BRIT Awards 2010.

No total, Ellie já emplacou três álbuns de estúdio. Depois de Lights, ela lançou “Halcyon” (2012) e “Delirium” (2015).

Cantoras inglesas ajudam a afiar o idioma

Se você vai viajar para Londres e quer dar uma praticada no inglês, que tal aproveitar as músicas das cantoras inglesas para isso? Abra o Spotify, o Youtube ou qualquer que seja o seu canal preferido para ouvir música e preste bem atenção na pronúncia das palavras e no vocabulário. Se tiver alguma dúvida, aproveite para ver a tradução em sites de letras de músicas.

Caso goste do método de praticar o idioma inglês com música, lembre-se de que há vários outros cantores britânicos que podem dar uma forcinha com isso. Sugerimos que você espie este artigo: “Músicas para aprender inglês: 5 dicas para soltar a voz com sotaque”.

E aí, gostou de relembrar conosco algumas das maiores cantoras inglesas da atualidade? Quem faltou nessa listinha? Comente! ?

Estudar em Londres

Artigo anteriorDescubra quem é Eduardo, o Conde de Wessex
Próximo artigoConheça as maiores torcidas da Inglaterra