St Martin-in-the-Fields

St Martin-in-the-Fields
Foto: Gustavo Heldt, MdM

Embora não faça parte dos roteiros turísticos tradicionais de Londres, St Martin-in-the-Fields é uma das igrejas (não catedrais) mais visitadas de Londres, devido, principalmente, a sua localização, na Trafalgar Square, ao lado da National Gallery. Além da proximidade com  pontos turísticos famosos, a arquitetura e a cafeteria da igreja também atraem os visitantes. O que muitos não sabem é que o lugar pode ficar ainda mais belo durante a noite.

Onde: Trafalgar Square

Mapa para chegar até aqui

Estação de metrô: Charing Cross (Northern e Bakerloo Lines)

Visitas

As missas são abertas ao público em geral, mas se recomenda que as visitas turísticas sejam realizadas nos horários a seguir: Segunda, terça e sexta, das 8h30 às 13h e das 14h às 18h; Quinta, das 8h30 às 13h15 e das 14h às 18h; Sábado, das 9h30 às 18h; Domingo, das 15h30 às 17h.

Ingresso: Gratuito

Tour: o audio tour custa 3,50 libras, conta a história da igreja e pode ser solicitado na recepção

Concertos

A St. Martin in the Fields tem uma relação estreita com a música. Três eventos são promovidos aqui com regularidade: Concertos ao Meio-Dia (às 13h das segundas, terças e sextas, sempre de graça, embora doações de 3,50 libras sejam aceitas), o Jazz na Cripta (Concertos de jazz, pagos, na cafeteria da igreja) e o Concerto à Luz de Velas (Apresentações de música clássica, também cobradas).

Veja o calendário de eventos na igreja

Café na Cripta

St Martin-in-the-Fields - Mapa de Londres
Entrando na cripta da igreja… Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Descendo as escadas, você encontra uma daquelas preciosidades de Londres: o Café in the Crypt. Como o nome revela com bastante eloquência, trata-se de uma cafeteria na cripta da igreja, que serve comidas e bebidas por preços bem acolhedores.

O lugar serve café da manhã tradicional, um minichá da tarde, sopas, bolos, scones e um monte de outras delícias. Além de tudo, o vinho é barato. No local, há ainda almoço e janta disponíveis a preços acessíveis, em um ambiente belo e inusitado, que recebe as Jazz Nights nas quartas-feiras.

Horários do Café: Segunda e terça, das 8h às 20h. Quarta, das 8h às 22h30. Quinta a sábado, das 8h às 21h. Domingo, das 11h às 18h.

St Martin-in-the-Fields - Mapa de Londres
Um vinho não é pecado… Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

Saiba mais: Café na Cripta

Breve história da igreja

As primeiras referências à igreja datam do século 13. Reconstruída em 1542, por Henry VIII, a St Martin-in-the-Fields fazia jus ao nome na época: situava-se em um posto isolado entre as cidades de Westminster e Londres.

Após sobreviver ao Grande Incêndio de 1666, foi substituída por uma nova construção, arquitetada por James Gibbs, em 1726. Inicialmente, o design foi criticado em toda a Inglaterra, mas logo passou a ser copiado, principalmente nos Estados Unidos.

Aqui pertinho

National Gallery

National Portrait Gallery

Trafalgar Square

Leia também

Conheça outras igrejas de Londres

Artigo anteriorVale a pena usar ônibus turísticos em Londres?
Próximo artigoFalta um ano para as Olimpíadas de Londres