Banheiros em Londres

Banheiros em Londres

7

Um aspecto ainda inexplorado da literatura de viagem são as idas ao banheiro durante a descoberta de uma nova cidade. Para o viajante que passa o dia inteiro fora do hotel, algumas dicas podem ser úteis. Por sorte, Londres é bem receptiva às necessidades do turista e oferece mais de 800 banheiros públicos. A vontade pode surgir nos momentos mais inesperados: no tube, no meio de um museu, pouco antes da troca da Guarda no Palácio de Buckingham ou no segundo andar do novo Routemaster.

Por sorte, o Mapa de Londres pensa em tudo. Veja algumas dicas do que fazer quando o alivio imediato é a sua maior atração:

Estações de metrô

Há muitas estações de metrô que dispõem de banheiros públicos – alguns deles, pagos. No próprio mapa do metrô, aquele que você pode obter gratuitamente nas estações, você pode verificar todas as estações que dispõem de banheiros. Olha aí:

Mapa do metrô de Londres
Símbolos indicam, entre outras coisas, se a estação possui banheiros e se é acessível para pessoas com problemas de mobilidade.

O Transport for London também tem um mapa especial mostrando em detalhes os banheiros do Underground.

Fast food, Fast toilet

Um guia da Walks.com um dia me disse que Londres possui banheiros públicos em toda esquina, e eles se chamam McDonald’s e Burger King. Mesmo que você não concorde com a ideia de usufruir de banheiros sem consumir, lembre dessa possibilidade em casos de urgência.

Museus

Todas as atrações turísticas possuem banheiros. Como a maioria dos museus de Londres tem entrada gratuita, um mundo de banheiros se descortina.

Banheiros públicos

Londres tem aproximadamente 800 banheiros públicos. Observando esse número, pode-se ficar com ideia de que ele vá cobrir todos os pontos por onde você perambular, mas, infelizmente, na prática, não é bem assim. De qualquer forma, há muitos deles por aí.

Site

Uma boa maneira de encontrá-los é usando este site, que mostra os banheiros por toda a Londres, alguns deles até com review dos usuários.

Aplicativo

Outro jeito bem prático é baixando este aplicativo (disponível para Android e iPhone), que não apenas mostra os banheiros mais próximos, como indica o melhor caminho para chegar até eles.

Parques Reais

Todos os parques têm banheiros públicos. O problema é que alguns dos parques são realmente grandes, então nem sempre vai ser fácil descobrir para que lado se dirigir. Para isso, procure por “toilets” no mapinha que se encontra na entrada do parque.

Ah, não esqueça

1) Muitos banheiros espalhados pela cidade são cobrados (às vezes, até 50 pence). Antes de se sentir ultrajado, lembre que banheiros pagos costumam ser mais limpos do que os gratuitos.

2) Se você não tiver o troco exato nos banheiros pagos com catraca automática, verifique ao seu redor: muitas vezes, você encontrará máquinas justamente para o troco.

3) Papel dentro do vaso.

Leia também

Conheça o Totem do Perdido

Como planejar seu percurso em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. A melhor coisa que eu fiz antes da minha viagem para Londres foi curtir o Mapa de Londres. Você adivinha td o que quero saber e posta. Banheiro é uma coisa que sempre me preocupa! Rsrsrs, mas muitos não me levam à sério. Valeu Gustavo. Chego dia 14, um abraço!