Bandas inglesas do passado que você precisa conhecer hoje

Bandas inglesas do passado que você precisa conhecer hoje

4

Quando o assunto é música, a Inglaterra é um dos países mais relevantes do globo. Não é segredo que as bandas inglesas estão entre as melhores do mundo, certo? Ninguém pode contestar a revolução causada pelo som dos Beatles e dos Rolling Stones. Mas há vários outros grandes grupos nascidos em solo britânico.

As bandas inglesas influenciaram gerações desde os anos 1960, protagonizaram a invasão britânica nos Estados Unidos e até hoje servem de referência para novos grupos de variadas vertentes. Não dá para negar: a cultura britânica e a contestação dos jovens ingleses abriram caminho para o melhor do rock’n’roll.

E você, já elegeu suas bandas inglesas preferidas? A seguir, relembramos alguns dos melhores grupos britânicos da história do rock. De propósito, ficam de fora Beatles e Rolling Stones, afinal essas são praticamente unânimes. E se você discorda: well, you’re wrong. No fim do post, deixe a sua contribuição nos comentários.

6 bandas inglesas de rock que você precisa conhecer

Da Terra da Rainha para o mundo, a Inglaterra sempre foi cenário de fundo para acordes inesquecíveis. Confira, a seguir, sete grandes bandas inglesas

1. Pink Floyd

Com um som psicodélico e progressivo, o grupo Pink Floyd foi o grande precursor de um rock mais filosófico, sem regras, com direito a diferentes experimentações musicais. A banda se formou no cenário underground londrino, em 1965.

Formada originalmente por Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett, este último substituído por David Gilmour em 1967, a banda tem 15 álbuns de estúdio e é considerada uma das mais influentes e bem-sucedidas da história. Entre os maiores sucessos estão singles como Another Brick in The Wall, Comfortably Numb e, claro…

2. Queen

Eclética, esta banda inglesa foi formada por volta de 1970 e é lembrada por hits icônicos e pelo carisma de seu vocalista. Formado por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, o grupo foi recordista em venda de álbuns, com mais de 150 milhões de discos vendidos.

Com 14 álbuns de estúdio que apresentam músicas que passeiam por vertentes do hard rock, do pop rock e do rock progressivo, a banda se consagrou com diversos hits. Entre os mais popularesestão We Are The Champions, Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, Radio GaGa e ainda uma canção que se tornou marcante para os brasileiros, por conta deste momento aqui…

3. Led Zeppelin

Considerada uma banda progenitora do estilo heavy metal, o Led Zeppelin também foi formado em Londres – mais precisamente em setembro de 1968. Acredite: quando assinou seu primeiro contrato, o grupo era bem impopular entre os críticos. Mas seu som, mesclado por gêneros de hard rock e blues, conquistou o mundo.

Composta por Jimmy Page, John Paul Jones, Robert Plant e John Bonham, a banda é lembrada pelos excessos em seus shows e recordes de vendas: cerca de 300 milhões de discos foram vendidos no mundo. Em seus oito álbuns de estúdio, foram emplacados sucessos como Black Dog, Whola Lotta Love e, como não poderia ficar de fora…

4. Sex Pistols

Símbolo absoluto da contracultura no Reino Unido, esta banda está entre as mais polêmicas do mundo e é considerada uma das precursoras do gênero punk. Composto originalmente por Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock, o grupo foi formado em Londres, no ano de 1975.

Punks na essência e no sentido mais literal da palavra, os músicos causavam confusão por onde passavam e as letras de suas músicas eram tema de debates de opinião pública, devido a versos comoThe Queen ain’t no human being”, ou “a Rainha não é um ser humano”. Entre os singles mais conhecidos estão God Save The Queen, Holidays in Thesun e, lógico:

5. The Who

Com apresentações emblemáticas, esta banda britânica foi a grande responsável por implementar o que hoje é um clichê do rock: o hábito de arrebentar completamente os instrumentos ao final dos shows.

Composto originalmente por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon, o grupo também se formou no cenário underground londrino, em 1964. The Who é lembrada, até hoje, como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Entre os hits mais marcantes, estão Baba O’Riley, My Generation, além de…

Este vídeo acima é um dos últimos protagonizados por Keith Moon, o lendário baterista da banda, que faleceu logo depois do disco Who Are You?, em 1978. Moon é lembrado até hoje por ser um monstro da bateria e dos quartos de hotel, que ele destruía invariavelmente. Morreu com uma overdose de um remédio prescrito para o seu tratamento contra o alcoolismo.

6. The Kinks

Ah, os Kinks. Quem acompanha o Mapa de Londres sabe que nós adoramos essa banda. Mas é impressionante como tem gente que não reconhece a importância desse grupo londrino, reverenciado por The Who e copiado por praticamente todo mundo.

Criada em 1964 pelos irmãos Dave e Ray Davies, Kinks é uma banda seminal. O maior hit, You Really Got Me, praticamente criou a distorção nas guitarras como a conhecemos hoje. Até ali, o som das cordas era limpinho, tipo da fase inicial dos Beatles, lembra? Isso foi antes do Dave, o guitarrista da banda, quebrar seu amplificador para produzir um som chiado que até então não havia sido experimentado, pelo menos no mainstream.

O resultado foi este aqui:

Para quem torceu o nariz para You Really Got Me, calma: Kinks vai muito além de seu maior hit. O irmão mais velho, Ray, se mostrou ao longo das décadas um grande letrista. E, para quem curte Londres e a cultura britânica, um prato cheio: muitas de suas canções versam sobre London e traços culturais da Inglaterra.

Então escute esta, Waterloo Sunset:

Bandas inglesas do passado no Spotify

Curtiu as bandas? Siga nossa lista no Spotify:

As melhores bandas inglesas da atualidade

Gostou de viajar conosco no tempo através do som das bandas inglesas mais importantes do passado? Bem, de fato os grupos do Reino Unido mais atuais (a partir dos anos 90) tiveram um grande legado no qual se inspirar para perpetuar o som das ruas londrinas ao redor do globo. E eles não deixam a desejar.

Conheça sete das bandas inglesas e hits britânicos da atualidade que nós também adoramos:

1. Arctic Monkeys

2. Muse

3. Snow Patrol

4. Coldplay

5. Mumford and Sons

6. Keane

7. Kaiser Chiefs

E aí, o que achou das nossas listas com algumas das melhores bandas inglesas? Qual é a sua preferida? Acrescentaria mais alguma? Deixe um comentário.

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. A Inglaterra e sua contribuição fenomenal no mundo da música! Bandas do passado importantes,mas as bandas atuais citadas por vocês ,me deixaram sem fôlego kkk uma melhor que a outra!!