Arquitetura do Natural History Musem de Londres

Natural History Museum - Museu de História Natural
Foto: Flávio F. Moreira

Fundado em 1881, o Natural History Museum de Londres (Museu de História Natural) possui itens relacionados a Botânica, Entomologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. Conheça a história de sua arquitetura e construção.

Com a falta de espaço para abrigar o crescente acervo do departamento de história natural do British Museum, do qual fazia parte, um concurso foi realizado, em 1864, para definir as suas novas instalações. A proposta do engenheiro civil Francis Fowke foi a vencedora, mas, com a sua morte no ano seguinte, o desenvolvimento do projeto passou para o arquiteto Alfred Waterhouse, que alterou o estilo previsto originalmente, do neorrenascentista para o neorromânico.

Leia também: Como visitar o Museu de História Natural

Obras do Natural History Museum

As obras foram iniciadas em 1873, e o museu foi aberto gradativamente, de 1881 até 1883. O seu eixo central está alinhado com a torre do Imperial College of London, o Royal Albert Hall e o Albert Memorial, no que ficou conhecido como Albertopolis. Uma curiosidade é que os tijolos e revestimentos internos e externos contam com figuras da flora e fauna presentes no acervo.

O Natural History Museum permaneceu como parte do British Museum até 1963, e foi assim nomeado oficialmente apenas em 1992. Em 1986, fundiu-se com o vizinho Geological Museum, que, após obras de adaptação, reabriu, em 1996, como The Earth Galleries. Já no século 21, uma nova área chamada The Darwin Centre foi aberta, entre os anos de 2002 e 2008, contando com áreas expositivas, educacionais e de pesquisas.

TextoFlávio F. Moreira. Formado pela Belas Artes de São Paulo, tem pós-graduação em Patrimônio Urbano e embarcou da capital paulista para a capital britânica em dezembro de 2012. 

Leia tambémComo visitar o Museu de História Natural

Fotos do Natural History Museum de Londres

Natural History Museum - Museu de História Natural
Foto: Flávio F. Moreira
Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Museu de História Natural - Mapa de Londres
Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres
Foto: Gustavo Heldt, Mapa de Londres

E também

Mais arquitetura em Londres

Outros museus na cidade

Mais pontos turísticos

Artigo anteriorArquitetura do Royal Albert Hall
Próximo artigoExposição: Tesouros das Cortes Reais