Arquitetura da Tate Modern

Arquitetura da Tate Modern

Tate Modern - Mapa de Londres
Foto: Flávio F. Moreira

A Tate Modern abriga uma vasta coleção de arte moderna e contemporânea em Londres. Conheça detalhes da construção e da arquitetura do prédio.

TextoFlávio F. Moreira

Em 1994, o edifício da antiga Bankside Power Station, usina de energia elétrica construída entre 1947 e 1963 às margens do rio Tâmisa, foi escolhido para abrigar a coleção internacional de arte moderna e contemporânea da Tate Gallery. O projeto de reconversão ficou a cargo do escritório suiço de arquitetura Herzog & De Meuron, uma vez que a sua proposta preservava quase que integralmente a arquitetura original da usina, de Sir Giles Gilbert Scott.

Leia também: como visitar a Tate Modern

Iniciadas em 1996, as obras retiraram todo o maquinário industrial, deixando somente a estrutura de aço e tijolos, cujos espaços livres foram adaptados. O hall principal era onde se localizava uma grande turbina, e as atuais áreas expositivas eram ocupadas pelas caldeiras.

Foto: Flávio F. Moreira
Foto: Flávio F. Moreira
Foto: V. Travi, Mapa de Londres
Foto: V. Travi, Mapa de Londres

O sucesso de público foi tão grande, e tão inesperado, que a galeria não parou mais de crescer. Quatro anos após a sua inauguração, no ano 2000, planos de expansão começaram a ser traçados. A primeira etapa realizada foi a transformação de antigos tanques subterrâneos de óleo em espaços para performances ao vivo e instalações artísticas, em 2012.

A maior intervenção, porém, é a construção de uma estrutura anexa, com 10 andares, sobre os antigos tanques, projeto do mesmo escritório que adaptou o edifício original. Essa estrutura está prevista para ser inaugurada em 2016.

Flávio F. Moreira, 29 anos, é formado pela Belas Artes de São Paulo. Tem pós-graduação em Patrimônio Urbano e embarcou da capital paulista para a capital britânica em dezembro de 2012. 

Mais Tate Modern

Fotos, informações e detalhes para sua visita

E também

Mais arquitetura em Londres

Outros museus na cidade 

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres