Arquitetura da National Gallery

Arquitetura da National Gallery

A história da National Gallery,  em Londres, classificada hoje como edificação de excepcional interesse nacional, começa em 1824, quando House of Commons do Parlamento do Reino Unido comprou a coleção de pinturas do banqueiro John Julius Angerstein. No início, a coleção era exibida em sua própria residência, mas o espaço limitado levou o Parlamento, em 1831, a planejar estrutura nova para abrigar os trabalhos de arte.

Texto: Flávio F. Moreira

Leia tambémComo visitar a National Gallery

Inaugurada em 1838, a National Gallery foi construída onde se situava o edifício dos estábulos da Família Real (King’s Mews). O arquiteto responsável, William Wilkins, se inspirou em elementos dessa antiga construção. A Trafalgar Square foi escolhida devido a sua localização, no Centro de Londres.

National Gallery - Mapa de Londres
Foto: Flávio F. Moreira
Foto: Vincent Travi
Foto: Vincent Travi

A construção sofreu diversas reformas ao longo de sua história. Novas áreas expositivas e a cúpula central foram construídas, em 1876, de acordo com um projeto de remodelação do museu, de autoria do arquiteto E. M. Barry, necessárias devido ao espaço exíguo da nova edificação. Em 1907, outras cinco áreas foram adicionadas. Em 1975, foi inaugurada uma expansão na ala norte. Em 1991, foi construída a Sainsbury Wing, um anexo cuja (polêmica e controversa) arquitetura pós-moderna incorporou novos elementos ao conjunto, ao mesmo tempo que procurava dialogar com a fachada original.

Mais recentemente, ao longo da última década, foram realizadas intervenções nos acessos ao museu, e, futuramente, estão previstas adaptações para viabilizar novas áreas expositivas.

Texto: Flávio F. Moreira

E mais

Visitando a National Gallery

Mais arquitetura em Londres

Mais museus de Londres

Conheça a Trafalgar Square

1 dia em Westminster

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Nem mesmo dos lugares mais famosos a gente sabe a historia…ajuda a criar uma identidade com a cidade, não viver em guetos, really cool! Queria mais fotos só.