Animais da Tower of London

Animais da Tower of London

5

Está planejando sua viagem para Londres e pensando em incluir a Tower of London (Torre de Londres) no roteiro? Na nossa opinião, vale MUITO a pena. Mesmo que você tenha poucos dias, essa é uma daquelas atrações imperdíveis. O principal motivo é a história da fortaleza de quase 1 mil anos.

Torre de Londres - Mapa de Londres
Tower of London tem uma história fascinante. Foto: Mapa de Londres

Hoje nós vamos desbravar um detalhe dessa história:

Animais da Tower of London

Em 28 de agosto de 1832, a Torre de Londres perdeu muitos de seus habitantes. Na verdade, os moradores foram expulsos por mau comportamento, após ataques a crianças. Os que não gostaram podem até ter rosnado, mas foram escoltados para fora sob os cuidados dos Beefeaters. Chegou ao fim o capítulo do alojamento de animais selvagens na Tower of London, que teve início 600 anos antes.

Esculturas de animais estão por tudo na Torre. Foto: Mapa de Londres
Esculturas de animais estão por tudo na Torre. Foto: Mapa de Londres

Conhecida hoje por ser uma fortaleza que dá guarida às Joias da Coroa, a construção já serviu a diferentes propósitos. Inclusive o de alojar as Royal Beasts, os animais selvagens da Realeza.

Espaço para os animais nem sempre era adequado. Foto:  Mapa de Londres
Espaço exíguo para alguns animais. Foto: Mapa de Londres

A história dos animais da Tower of London começou quando reis de outras nações começaram a presentear a Inglaterra com animais selvagens, como ursos e leões. Desde o Rei John, no século 13, esses animais eram mantidos na Torre para entretenimento da corte. Elefantes, tigres, cangurus, leões e avestruzes viviam no Royal Menagerie, um alojamento especial para a fauna do local.

No Reinado de James I, em 1622, a promoção de lutas sangrentas entre os animais se tornou muito popular. Uma plataforma de observação chegou a ser construída para que o Rei e seus cortesões se divertissem com as rinhas de leões, ursos e cachorros.

Mais tarde, o alojamento se tornou uma atração turística com grande apelo entre os visitantes, que podiam se deslumbrar com animais raros e exóticos. Em 1741, por exemplo, foi criado o primeiro guia ilustrado sobre os animais da Torre de Londres, que eram distribuídos para as crianças.

Em 1832, depois de diversos embates entre criaturas e visitantes, os animais foram transferidos para o Zoológico de Londres, em Regent’s Park. Esses acidentes aconteciam devido à falta de estrutura adequada. Em certa época, os macacos ficavam à solta em um saguão, e muitos deles eram inquietos demais para não interagir com os humanos.

O urso que adorava pescar

Henry III recebeu um urso polar do Rei Haakon, da Noruega, em 1252. Esse urso ganhou um tratamento especial na Torre. Seguro por uma coleira bem longa, ele nadava no Rio Tâmisa, na frente da Torre, para pescar seus peixinhos.

Torre de Londres - Mapa de Londres
Primeiro urso da Torre podia pescar no Tâmisa. Foto: Mapa de Londres

Leões de Trafalgar Square

Você já foi até a Trafalgar Square e reparou nos leões de bronze que ficam na base da coluna de Nelson? Saiba que aqueles leões foram esculpidos por Sir Edwin Landseer, que costumava passar horas na Torre de Londres retratando os leões guardados no local.

O babuíno tresloucado

Em 1753, chegou de navio à Tower of London um de seus mais loucos moradores. O babuíno de temperamento instável matou um garoto na viagem de barco ao lhe arremessar uma bala de canhão e depois quebrou tudo que encontrou pelo caminho ao ser apresentado às novas instalações. Outro babuíno da Torre, de índole mais tranquila, era muito simpático à ideia de fumar cachimbo.

Torre de Londres - Mapa de Londres
Espaço onde ficavam os babuínos daTower of London. Foto: Mapa de Londres

Corvos da Torre de Londres

Ah, os corvos são outra história. Clique na foto aí de baixo para descobrir por que seis corvos são mantigos e tratados por um raven master na Torre de Londres e por que eles têm um tratamento especial na Torre desde o século 17.

Corvo da Torre de Londres - Mapa de Londres
Corvos da Torre são protegidos e tratados por Raven Master. Foto: Mapa de Londres

Leia também

Como visitar a Tower of London

Arquitetura da Torre de Londres

Mais atrações da capital britânica

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Estava comentando sobre os anomais da torre de Londres esta semana! Coincidência! Esse foi um dos passeios mais incríveis e emocionantes que fiz em Londres! Amo história! Londres é pura história!

  2. Eu aaaaaadorei esse passeio! O guia foi muito engraçado e gentil. Quero ir de novo com o inglês mais afiado pra entender tudo sem pedir ajuda hehe