Aluguel de apartamento por temporada

Aluguel de apartamento por temporada

Muitos leitores perguntam sobre aluguel de apartamentos por temporada em Londres. A modalidade é recomendada para quem deseja permanecer um período maior na cidade e viaja com amigos ou familiares. Para quem se enquadra nessa situação, é uma boa ideia conferir o site Airbnb, no qual moradores colocam uma residência, um quarto ou até uma cama para aluguel.

Prefere hotel? Este post é para você

Airbnb
Reprodução, Airbnb

Fundado em agosto de 2008, com sede em São Francisco, na Califórnia, o site é um mediador confiável. Quase 10 milhões de pessoas já se hospedaram através do serviço, que cobra uma taxa do proprietário do imóvel a cada transação realizada.

No Airbnb, dá para procurar por faixa de preço, bairro e tipo de acomodação. Há milhares de opções, para todos os gostos – e cada uma delas com descrição, fotos, localização, comentários de quem já se hospedou no local e contato com o proprietário. O pagamento pode ser realizado por Paypal, cheque ou depósito.

Características

Permanência mínima: varia conforme a acomodação (é possível ficar poucos dias)

Pagamento: Paypal, cheque ou transferência

Custo: varia conforme a acomodação, de poucas libras por dia a poucas milhares de libras por dia (confira aqui)

Pontos positivos

– Cozinha

– Privacidade

– Conforto

– Espaço

– Sensação de “viver como um londrino”

Opções

Em Londres, o Airbnb oferece mais de 7 mil acomodações, entre camas, quartos e apartamentos. As opções compreendem valores entre um punhado de libras por dia e um punhado de milhares de libras por dia. Pesquisando por regiões, você pode se afastar um pouco da zona 1 e obter preços mais carismáticos. Se estiver em um grupo de muitas pessoas, pode dividir o valor total com cada uma delas e, no fim das contas, despender menos do que em um bom hotel. As vantagens são inúmeras, e as desvantagens, nem tantas – talvez a falta dos serviços do hotel esteja entre elas.

Acesse o Guia de Bairros do Airbnb

guia de bairros - airbnb
Reprodução, Airbnb

Além de oferecer a busca por áreas, regiões e distritos de Londres, como Soho e Shoreditch, o Airbnb oferece uma alternativa bem interessante de procura por “categorias” de localização. São tags tipo “Boa gastronomia”, “Às margens do Tâmisa”, “Amado pelos londrinos”, “Bom para compras”. Basta selecionar as que mais lhe aprouverem para filtrar melhor a área desejada. Assim, mesmo quem não conhece a geografia da cidade pode ter uma noção melhor de como é a região do apartamento.

Reprodução, Airbnb
Reprodução, Airbnb

Geografia de Londres para turistas

Uma boa ideia ao decidir buscar uma acomodação no Airbnb é aprender um pouquinho sobre a geografia da cidade. Isso porque a localização do apartamento é um dos fatores mais importantes em uma metrópole gigante como Londres. Quanto mais perto de seus interesses (pontos turísticos, baladas, parques, o que seja) você ficar, menos tempo perderá se deslocando para lá e para cá, embora o transporte aqui seja uma atração à parte. E quanto mais perto de uma estação de metrô você estiver, mais prático será essa movimentação.

Neste link, você encontra dicas de onde procurar hospedagem (zonas 1 ou 2), com detalhes sobre cada região e uma noção de valores de hotel em cada lugar.

Neste link, você encontra mais informações sobre áreas, distritos e regiões de Londres.

Neste link, você encontra o mapa do metrô de Londres e uma explicação sobre as zonas da cidade.

Experiência

A nossa leitora Mari Fontes, jornalista carioca, passou duas semanas em Londres com amigas e resolveu utilizar o serviço do Airbnb para sua estada na cidade.

Confira seu depoimento:

Foto: Arquivo Pessoal
Mari Fontes: ‘Por que não alugar um apartamento?’ Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Mari Fontes. Foto: Arquivo pessoal

Sempre tive curiosidade de saber como um britânico vive e então pensei: “Por que não alugar um apartamento?”. Como fiquei com o pé atrás sobre o Airbnb, pesquisei na internet e descobri que o serviço tinha sido bem avaliado, inclusive pela Forbes.

Nessa pesquisa, encontrei o Alessandro, um brasileiro que tem vários flats em Victoria/Pimlico, dois lugares super agradáveis em Westminster. Ele tem apartamentos para 1 a 6 pessoas, alguns com banheiro privativo e outros com banheiro compartilhado (com outro apartamento).

Todos os flats dele possuem cozinha moderna, sistema de aquecimento e wi-fi (e funciona). No preço, estão inclusos o café da manhã com pão integral, leite fresco, cereais de vários tipos, café, chás e um frigobar com refrigerante, água, sucos e cerveja (sim, tudo incluso no preço). Dependendo do tempo de permanência, uma pessoa vai até o apartamento para limpar e trocar as toalhas.

Ficamos em um flat na Warwick Way, a cinco minutos da Victoria Station, uma das maiores estações da cidade, e a poucos minutos a pé dos principais pontos turísticos da cidade, como Big Ben, London Eye e o Palácio de Buckingham.

Foto: Arquivo pessoal
Flat fica próximo da estação Victoria e de diversos pontos turísticos. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Sistema de aquecimento, wifi e chuveiros foram aprovados. Foto: Mari Fontes, Arquivo pessoal

O nosso apartamento tinha tudo que precisávamos e um pouco mais. Uma cozinha equipada, máquina de lavar e secar roupas, uma sala com TV, internet wi-fi, dois quartos (uma suíte) com camas confortáveis e armários, dois banheiros e um jardim de inverno. Os dois banheiros tinham banheiras (e o da suíte também tinha chuveiro).

Em tão pouco tempo, eu realmente me senti em casa – da qual ir embora foi uma tarefa nada fácil. Não tenho dúvida de que ficaria de novo em qualquer flat dele. Ah, atenção: os flats do Alessandro precisam ser reservados com certa antecedência, pois são muito disputados.

Fotos do interior do flat

Um double decker na sala. Foto: Arquivo Pessoal
Um double decker na sala. Foto: Arquivo Pessoal
Cozinha pequena mas funcional. Foto: Arquivo Pessoal
Cozinha pequena mas funcional. Foto: Arquivo Pessoal
Apartamento possui dois quartos. Foto: Arquivo pessoal
As camas são confortáveis. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Apartamento possui dois quartos. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
O flat tem dois banheiros. Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
E nos banheiros, banheiras. Foto: Arquivo pessoal

Confira:

Tabula Rasa: + fotos e informações sobre o flat

Perfil do Alessandro no Airbnb

Flat escolhido pela Mari no Airbnb

Leia também

Dicas de hotéis na cidade

Regiões onde se hospedar em Londres

Hospedagem alternativa em Londres

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. qual e ao certo o aeroporto mais perto da estacao “victoria”
    e qual o site para poder lugar um apartamento para 6 pessoas e 1 bebe???