Agatha Christie em Londres

Agatha Christie em Londres

2

A Dama do Crime, Agatha Christie, morou em Londres durante muitos anos. Ao longo de sua vida, passou por nove residências diferentes na cidade, a qual serviu de cenário e influência para muitas de suas histórias.

Memorial de Agatha Christie em Londres

O memorial em homenagem a Agatha Christie em Londres encontra-se bem pertinho de onde é apresentada a sua Mousetrap, a peça há mais tempo em cartaz no mundo todo, no West End. A escultura de bronze, com 2,4 metros de altura, em forma de livro, traz um busto da escritora e figuras de dois de seus personagens, Hercule Poirot e Miss Marple.

Onde: Inaugurado na comemoração dos 60 anos da peça, em 2012, o memorial situa-se na St Martin’s Lane, entre Great Newport Street e Cranbourn Street. Veja no mapa

Estações de metrô: Leicester Square (Northern e Piccadilly Line) ou Covent Garden (Piccadilly Line)

Foto: Kamilla Fernandes, Mapa de Londres

Peça de Agatha Christie em Londres

É uma peça de teatro que completou 60 anos em cartaz em 2012. Para você ter uma ideia do que isso significa, as primeiras apresentações ocorreram quando Elizabeth II dava seus primeiros passos como Rainha, em 1952. Inspirada em um assassinato real, a história foi escrita como um conto e adaptada para o teatro pela escritora. Ao fim de cada performance, os atores pedem que o desfecho da trama, surpreendente, não seja revelado pela plateia. Em 2014, a peça vai completar quarenta anos no mesmo palco, no belo e histórico St Martin’s Theatre. Veja como assistir

Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres
Foto: Vincent Travi, Mapa de Londres

Mais Agatha Christie

Nascida em Devon, no Sudoeste da Inglaterra, em 1890, Agatha Christie se mudou para a capital britânica pela primeira vez em 1918, no fim da Primeira Guerra Mundial. Nessa época, residia no número 5 da Northwick Terrace, em St John’s Wood. Depois ela se mudou para Kensington e então para Chelsea. Foi lá onde Christie viveu por mais tempo em Londres, no número 48 da Swan Court. É em 58 Sheffield Terrace, porém, que se encontra hoje a plaquinha azul do patrimônio cultural britânico, o qual indica que a escritora residiu ali de 1934 a 1941. Era a única casa da escritora que tinha um cômodo dedicado à escrita.

Agatha Christie vendeu mais 2 bilhões de cópias de seus livros, segundo o Guinness. Famosa por livros como Expresso do Oriente e O Caso dos 10 Negrinhos, a escritora teve suas obras, cujas vendas rivalizam com a Bíblia, traduzidas para mais de cem idiomas. A Rainha do Crime recebeu, em 1971, no Palácio de Buckingham, da Rainha Elizabeth II, o título de Dama da Ordem do império Britânico. Uma de suas principais criações, o belga Hercule Poirot figurou no obituário do New York Times em 1975, após a publicação de Curtain. O livro, escrito no início da década de 1940 e guardado em um cofre por trinta anos, apresentou o capítulo final da saga do arguto detetive. A escritora faleceu um ano depois dessa publicação, em 1976, aos 85 anos.

Leia também

A Londres de Sherlock Holmes

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres