Conheça os 5 Aeroportos Internacionais de Londres

Está planejando viagem para a capital da Inglaterra e quer saber mais sobre os 5 os aeroportos internacionais de Londres? 

Por ser uma grande metrópole, Londres recebe milhões de turistas durante o ano, e por isso precisa de uma estrutura grande quando o assunto é aeroporto.

Para quem chega dos mais diversos roteiros, o mais provável é que desembarque ocorra no Aeroporto de Heathrow, sendo considerado o maior aeroporto de Londres, um dos mais importantes hubs da Europa e do mundo e principal porta de entrada dos brasileiros no Reino Unido.

Já o segundo aeroporto mais movimentando de Londres é o Gatwick, sendo que ambos têm boa conexão com o centro da cidade, o que facilita bastante a circulação de turistas.

Mas e os demais aeroportos? Dê uma espiada abaixo para descobrir quais são eles e como fazer o trajeto do aeroporto para o hotel (e vice-versa).

5 Aeroportos Internacionais de Londres

Para te ajudar na hora de montar a sua viagem, confira quais são os principais aeroportos de Londres:

Aeroporto de Heathrow (LHR)

Aeroporto de Heathrow - Mapa de Londres
Chegada a Londres causa alguma apreensão no viajante. Foto: iStock, Getty Images

O Heathrow é um dos maiores aeroportos do mundo e o maior aeroporto internacional de Londres.

Localizado na região oeste, por dia, quase 200 mil passageiros aterrissam ou decolam no Aeroporto de Heathrow, recebendo turistas do mundo inteiro que chegam para conhecer Londres.

Devido a sua localização, os pousos e decolagens sempre sobrevoam povoados nas extremidades da cidade e até mesmo a parte central da cidade, e por isso é possível observar a paisagem minutos antes do pouso ou da decolagem.

É onde você, brasileiro, provavelmente vai desembarcar ao vir para cá. Daqui você pode pegar metrô, trem, táxi ou transfer para o hotel.

Internet no seu celular em Londres e em toda a Europa? Veja aqui.

O Aeroporto de Heathrow começou a sua vida nos anos 1930 com o nome de “Grande Aeródromo do Oeste”, pertencendo a uma empresa privada. Era principalmente usado para concentrações e testes de aviões.

LeiaDo Heathrow para o hotel

Aeroporto de Gatwick

O Gatwick é o segundo maior aeroporto de Londres, 45km ao sul do Centro da cidade. Essa é a segunda maior porta de entrada para os brasileiros no país.

Gatwick costuma ser informalmente conhecido como o mais movimentado aeroporto de pista única do mundo, embora tecnicamente possua uma segunda pista de espera, usada quando a principal não pode ser utilizada.

O aeroporto fica localizado em Crawley, West Sussex, 44 km ao sul de Londres. O local foi construído em 1932, tendo sido usado como base de manutenção da Real Força Aérea na II Guerra Mundial, porém, as atividades comerciais como aeroporto moderno iniciaram em 9 de junho de 1958, após uma extensiva remodelação de toda área.

Por ser um aeroporto de grande circulação, na chegada do Gatwick você pode pegar ônibus ou trem para o centro da cidade.

Leia: Do Gatwick para o hotel

Aeroporto Stansted

O Stansted é o terceiro aeroporto mais movimentado de Londres, e fica a 64km do Centro da cidade.

No ano de 2015, o Stansted era o quarto aeroporto mais movimentado do Reino Unido, depois de Heathrow, Gatwick e Manchester.

Localizado no pequeno vilarejo de Essex, o Aeroporto de Stansted fica a cerca de 50 km de Londres, ao noroeste da capital.

O Stansted é bastante conhecido pela circulação de voos de empresas aéreas de pequeno porte, recebendo turistas do mundo todo. As empresas que mais usam o local para embarque e desembarque são:

  • Ryanair;
  • EasyJet;
  • Germanwings;
  • Empresas de transporte de mercadorias, como Volga-Dnjepr e FedEx.

Com uma pista de aterrizagem com cerca de 3.050 metros, para os próximos anos existe a chance de ampliação e criação de três pistas adicionais no Stansted.

Uma outra curiosidade sobre o Aeroporto de Stansted, é que, durante a II Guerra Mundial, o local foi usado como base militar inglesa e do grupo aliado contra a Alemanha Nazista.

Leia: Transporte para o Stansted

Aeroporto Luton

O Luton é o quarto maior aeroporto de Londres, localizado 56 km ao norte do Centro, e serve às companhias de baixo custo. É daqui provavelmente que vai sair aquele voo barato que você comprou partindo da capital britânica para outro país da Europa.

Até 2014, pouco menos de 10,5 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto, um total recorde de Luton, tornando-se o sexto aeroporto mais movimentado no Reino Unido.

Hoje o aeroporto serve como base para a EasyJet, Monarch, Thomson Airways e Ryanair. e recebe na sua grande maioria as rotas vindas de cidades europeias, embora existam algumas rotas regulares com destinos no Norte de África e na Ásia.

Aberto em 16 de Julho de 1938, o Aeroporto de Luton foi usado durante a Segunda Guerra Mundial, como base para Royal Air Force.

Após a guerra, o espaço foi devolvido ao conselho local que continuou manteve as atividades no aeroporto, desta vez focada em operação comercial.

Leia: Transporte para o Luton

London City Airport

O London City Airport é o quinto maior aeroporto de Londres e o mais central da cidade, e foi planejado para receber decolagens e aterrissagem de pequeno porte, já que localiza-se em uma região de construções altas.

Inaugurado no ano de 1988, o London City Airport foi construído com o intuito de facilitar o acesso a Cidade de Londres, registrando uma média de 2 milhões de passageiros ao ano.

Leia: Transporte para o London City Airport

Transfer dos aeroportos de Londres

Bem, depois que você desembarcou em Londres, chegou a hora de escolher o transfer que vai fazer a sua ligação com os hotéis ou local de hospedagem.

Muitos leitores perguntam por serviços de transporte e transfer dos aeroportos de Londres para os hotéis.

  • Metrô

Na grande maioria, os 5 Aeroportos Internacionais de Londres tem ligação com a rede de metrô, e isso facilita bastante o acesso dos turistas as mais diversas regiões da cidade.

Você só precisa comprar um bilhete de metro, carregar com o saldo necessário e fazer o embarque. Tudo isso é feito em terminais eletrônicos próximo as catracas, e sempre tem uma pessoa do próprio aeroporto que vai auxilia-lo caso sinta alguma dificuldade.

Lembrando que esse bilhete de metrô poderá ser usado em outras viagens, seja de ônibus ou metro, e por isso é um item quase indispensável quando estiver visitando Londres.

Em média, a viagem demora de 50 a 60 minutos, e a tarifa individual é de aproximadamente £5.70. Mas em Londres existe um diferencial! Dependendo do horário de embarque, os valores das passagens serão menores ou maiores.

No Oyster pay-as-you-go, as tarifas são £5 (segunda a sexta-feira, das 06h30 às 21h30) e £3 (nos demais horários). Tudo isso com o uso do Cartão Oyster, que citamos acima.

  • Ônibus

Se a sua chegada é pelo Aeroporto de Heathrow, existem várias as linhas que conectam o aeroporto a Londres; além disso, as passagens são bem mais em conta.

Por intermédio deste website, é possível obter informações precisas sobre itinerários, horários e preços, onde você conseguirá montar o roteiro de transporte antes mesmo de chegar na cidade.

  • Táxi

Quer chegar em Londres e andar nos famosos e tradicionais black cabs londrinos (táxis pintados de preto)? Isso pode ser feito já do lado de fora dos terminais do aeroporto.

Mas atenção viajante: essa não é uma opção mais barata de transporte, pois a viagem até o centro de Londres chega a custar um valor bem superior a £50. Além disso, o deslocamento pode demorar mais do que o esperado, devido ao trânsito.

  • Transfer

Mas se você está cansado, e quer aproveitar ao máximo a cidade sem perder tempo tentando entender o transporte público, a dica é buscar uma empresa de transfer.

O bom dessas empresas é que você vai chegar ao hotel ou local de hospedagem com mais conforto, onde o transporte é realizado em vans que cabem suas malas na maior segurança.

Além disso, a opção de transfer é uma excelente alternativa para quem está em grupos grandes, ou acima de 2 pessoas, porque o valor é fechado diretamente nos guichês de atendimento das empresas localizados no terminais do aeroporto, onde o valor da corrida não sofrerá qualquer alteração mesmo se no percurso houve imprevistos, como trânsito e etc.

Também, é possível fazer a reserva do transfer antes mesmo de chegar em Londres, diretamente pelo site da empresa.

O grande diferencial também é:

  • Conforto: a viagem de avião costuma ser cansativa, e as malas nem sempre gostam tanto do transporte público de Londres quanto a gente;
  • Horário: há períodos da madrugada em que não existe transporte público em alguns aeroportos, e por isso o transfer é uma ótima alternativa;
  • Ambientação: é comum que o desembarque em Londres seja seguido de um choque cultural, ainda mais para quem não tem o inglês bem fluente. Assim, conversar com um motorista brasileiro, que vai dar as primeiras dicas e orientações para sua estada, pode ser uma ótima ideia.

Para quem busca uma opção assim, temos uma indicação: Queen Elizabeth Turismo.

Essa é uma empresa brasileira confiável e muito profissional, com a qual o Mapa de Londres possui uma parceria.

Saiba mais sobre os preços e entenda como contratar os serviços de transfer:

CTA - Transfer do aeroporto para o hotel

Leia também

Roteiros para sua viagem a Londres

Dicas para o seu roteiro na Europa

O que achou das dicas dos 5 os aeroportos internacionais de Londres? Agora é só fazer as malas e curtir o que essa linda cidade tem a oferecer.

Artigo anteriorInglês para viagem: frases essenciais
Próximo artigoO que fazer em Bath – Inglaterra?