4 quadros famosos que você pode ver de graça em Londres

4 quadros famosos que você pode ver de graça em Londres

1

Londres resguarda muitos tesouros quando o assunto é arte. Mas, diferente de vários acervos ao redor do mundo, na capital da Inglaterra é possível contemplar muitas obras e quadros famosos sem gastar um centavo. Originais de Da Vinci, Monet, Michelangelo e Van Gogh, apenas para citar alguns artistas, estão à disposição de todos os viajantes.

A maioria dos quadros famosos fica na mais emblemática galeria londrina: a National Gallery. Situada na icônica Trafalgar Square, ela conta com um dos maiores acervos de toda a Europa. São mais de 2,3 mil pinturas. O local abre diariamente das 10h às 18h e, em sextas-feiras, excepcionalmente até 21h. A entrada é totalmente gratuita.

4 quadros famosos da National Gallery

Quando estiver em Londres, você simplesmente não pode perder a oportunidade de contemplar  – no mínimo – alguns dos quadros famosos expostos na National Gallery. Veja, a seguir, quatro deles:

1. A Young Woman Standing at a Virginal

  • Pintor: Johannes Vermeer
  • Período: 1670 – 1672

vermeer

A riqueza de detalhes é o espetáculo das obras deste pintor holandês. Como marca registrada, ele apresenta suas personagens – principalmente mulheres – retratadas perto de janelas. Com sombras reproduzidas à perfeição (outra assinatura de Johannes, o mestre dos contrastes), essa é uma pintura imperdível exposta em Londres.  

2. Sunflowers

  • Pintor: Vincent Van Gogh
  • Ano: 1888

Girassóis de Van Gogh

Sem dúvidas, os girassóis de Van Gogh representam uma das séries de pinturas mais conhecidas – e reproduzidas – ao redor do mundo. Um fato interessante é que o artista pintou inicialmente as flores para decorar um quarto de hóspedes em sua casa. E foi justamente uma briga feia com o hóspede, Paul Gauguin, que contribuiu para que o artista cortasse parte da orelha. Triste, não?

3. The Execution of Lady Jane Grey

  • Pintor: Paul Delaroche
  • Ano: 1833

paul_delaroche_-_ejecucion_de_lady_jane_grey_national_gallery_de_londres_1834

Esta obra é interessante, pois remonta a um fato histórico: o momento em que Lady Jane Grey, a protestante que foi Rainha da Inglaterra por exatos nove dias em 1533, está prestes a ser decapitada. Quem tomou seu lugar, posteriormente, foi a católica Lady Mary. O mais incrível do quadro é como ele retrata o momento em detalhes: chega a dar um nervosismo, tamanho o grau de realidade da cena que está prestes a acontecer. Vale a pena observar.

4. The Toilet of Venus

  • Pintor: Diego Velázquez
  • Período: 1647 – 1651

National Gallery of London

Um dos nus mais famosos da história, reza a lenda que o quadro foi pintado para um playboy de época, que tinha de esconder a pintura da Inquisição. É interessante observar o contraste do corpo angelical da modelo, com seu olhar mais fechado refletido no espelho que segura. Interprete como quiser – mas não deixe de contemplar essa relíquia.

Quadros de grandes nomes em galerias de Londres

Não é apenas na National Gallery que os visitantes de Londres podem encontrar tesouros artísticos. No seu roteiro, a sugestão é incluir também o Tate Modern, o Tate Britain e o Victoria & Albert Museum. Com entrada gratuita, cada um deles tem atrações imperdíveis para qualquer apreciador de arte, cultura e história.

Arte moderna na Tate Modern

Às margens do rio Tâmisa, o Tate Modern reúne mostras temporárias de arte moderna e contemporânea, apresentando obras de nomes como Picasso, Matisse e Francis Bacon. Apesar de ter sido inaugurado apenas no início dos anos 2000, já se consolidou como um dos principais tesouros londrinos. O museu abre diariamente, das 10h às 18h. Em sábados, funciona até 22h.

Arte britânica na Tate Britain

No Tate Britain, o principal museu de arte britânica, você encontra um acervo especial com uma coleção de trabalhos de J.M.W. Turner. Todas suas salas são dispostas em ordem cronológica e o local também sedia eventos e shows. Ele abre diariamente, das 10h às 18h e, em sextas-feiras, até 22h.

Arte e design no Victoria & Albert Museum

Já no Victoria & Albert Museum, o maior museu de arte e design do mundo, é possível encontrar galerias da Renascença Medieval, joias de William & Judith Bollinger e diversas galerias britânicas. Nele, também ocorrem renomadas exibições internacionais temporárias. Funciona todos os dias das 10h às 17h45, em sextas até as 22h.

E aí, gostou das dicas de quadros famosos para ver em Londres? Qual é o seu favorito? E qual você acha que é a mais bela galeria da cidade? Comente!

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

1 comentário