4 museus de Londres sobre a Segunda Guerra Mundial

4 museus de Londres sobre a Segunda Guerra Mundial

6

Para quem se interessa pela Segunda Guerra Mundial, a viagem para Londres é um salto na história. Como a cidade foi extremamente afetada no conflito, diversos museus da capital britânica fazem questão de lembrar os diferentes capítulos de resistência dos aliados diante das investidas nazistas.

O Museu de Londres, por exemplo, mostra alguns detalhes da vida de moradores londrinos que vivenciaram os bombardeios da blitz de 1940. Já o Science Museum tem, em sua coleção permanente, um míssil V2 original, que foi construído para destruir Londres mas cuja tecnologia acabou levando muitos anos mais tarde o homem para a Lua.

Além de muitas referências em diferentes exposições na cidade, a Segunda Guerra Mundial é o foco de seções e museus inteiros. Antes de entender o que você vai encontrar nos museus de guerra de Londres, veja como a cidade foi afetada no conflito.

A Segunda Guerra Mundial em Londres

A Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais sangrentos da história humana.

Para os curiosos e estudiosos que se debruçam sobre a história da Segunda Guerra, a viagem a Londres pode ser a ocasião ideal para refletir sobre o poder de destruição do homem, revisitando o conflito mais letal da história da humanidade, que confrontou todas as potências mundiais dedicando toda a capacidade econômica, industrial e científica a serviço da guerra.

londresguerra
Londres na Segunda Guerra. Foto: arquivo Life.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra foi atingida por 58 mil toneladas de bombas e teve 8 milhões de toneladas de barco afundadas pelos torpedos alemães. Por 57 noites consecutivas, Londres foi alvo de ataques aéreos da ofensiva alemã. O período também marcou avanços científicos e tecnológicos – o Radar, por exemplo, foi um instrumento de defesa crucial para os ingleses, já que apenas eles tinham acesso à invenção.

Daquele período, Winston Churchill ainda é lembrado pelas frases brilhantes, sacadas geniais e discursos. Considerado um dos grandes políticos britânicos, a imagem de Churchill remete à pátria inglesa e é icônica para boa parte dos londrinos.

E aí, vai viajar para Londres e tem interesse pela Segunda Guerra Mundial?

4 museus sobre a Segunda Guerra Mundial em Londres

Churchill War Rooms - Mapa de Londres
Churchill War Rooms – Foto: Mapa de Londres

Churchill War Rooms

O museu conta a história do gabinete de guerra comandado pelo primeiro-ministro Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. É possível conhecer em detalhes o abrigo antibomba que serviu de quartel-general para a equipe de guerra do ministro. O espaço, que também dedica uma sessão apenas para a vida de Churchill, é considerado por muitos o melhor museu de guerra londrino. Como visitar o Churchill War Rooms

 

Imperial War Museum em Londres.
Imperial War Museum – Foto: Mapa de Londres

Imperial War Museum

Fundado em 1917, este é o primeiro museu de guerra em Londres. Com atualizações constantes, ele se dedica a contar a história das batalhas e das vidas afetadas pelas forças bélicas desde a Primeira Guerra Mundial. Possui uma área dedicada ao holocausto durante a Segunda Guerra e mostra como Londres sobreviveu aos ataques nazistas.

Como visitar o Imperial War Museum

Royal Air Force Museum - Mapa de Londres
Royal Air Force Museum – Foto: Mapa de Londres

Museu da Força Aérea Real

O Museu da Força Aérea Real não consta na maioria dos roteiros turísticos de Londres. Apesar disso, a visita é recomendada aos interessados na história das guerras nas quais a Inglaterra esteve envolvida (Primeira e Segunda Guerra Mundial, Iraque, Malvinas, entre muitas outras), na história da aviação e da própria RAF.

Como visitar o Museu da Força Aérea Real

HMS Belfast - Foto: Mapa de Londres
HMS Belfast – Foto: Mapa de Londres

HMS Belfast

O HMS Belfast é um antigo navio da Marinha Real Inglesa que foi transformado em museu. Ancorado permanentemente no south bank do Rio Tâmisa, o navio foi uma das embarcações de combate mais poderosas durante a Segunda Guerra Mundial. O passeio mostra ao visitante como viviam os marinheiros e como funcionavam as engrenagens, o maquinário e a sala de operações durante as batalhas. Como visitar o HMS Belfast

Leia também

Mais museus de Londres

Guia do turismo na cidade

Nosso e-book com 7 dias de atrações em Londres:

pequeno-cta-roteiro-do-mapa-de-londres

Deixe seu comentário

6 comentários