Troca da guarda em Londres

Muitos turistas ficam confusos com a quantidade de informações divergentes sobre a Troca da Guarda em Londres. Isso porque existe, na verdade, mais de uma troca da guarda.

Palácio de Buckingham. Foto: Mauro Bighin / Shutterstock

Palácio de Buckingham. Foto: Mauro Bighin / Shutterstock

Como assim?

Troca da guarda é a cerimônia da substituição dos guardas que protegem os palácios reais. Existem dois tipos de guarda da Rainha: o Queen’s Guard e o Queen’s Life Guard. Os primeiros estabelecem a segurança dos Palácios de St. James, Buckingham, Windsor e da Torre de Londres. Os segundos postam-se à frente da Horse Guards, a entrada oficial para o Buckingham Palace e o St. James’s Palace, ao lado do The Mall.

O visitante pode assistir a três cerimônias diferentes de troca da guarda: uma em frente ao Palácio de Buckinham, uma na Horse Guards Parade e uma no Castelo de Windsor

Foto: Thomas Barrat / Shutterstock

Foto: Thomas Barrat / Shutterstock

Palácio de Buckingham

Esta é a cerimônia mais famosa de Troca da Guarda. Você verá os Old Queen’s Guards (da infantaria, que não montam cavalos) entregando as chaves do Palácio de Buckingham para os New Queen’s Guards.

Palácio de Buckingham: dicas para sua visita

Situando

O Palácio de Buckingham e o St. James’s Palace localizam-se muito próximos um do outro. Eles são conectados pela The Mall, a rota cerimonial. Os guardas que protegem o Palácio de Buckingham e o St. James’s Palace, os Queen’s Guards, utilizam esse caminho durante a cerimônia.

 

Troca da Guarda. Foto: Shutterstock

Guardas da Rainha. Foto: Shutterstock

Identificando os guardas

Os Guardas da Rainha vestem chapéu preto, túnica vermelha, luvas brancas e calça preta. O chapéu é chamado de bearskin e é utilizado em exércitos de diversas nações. O dos Queen’s Guards é feito de pele de urso, mede quase meio metro de altura e pesa 680 gramas. Mas, quando os Guardas da Rainha estão a serviço em outros lugares, diferentes batalhões podem assumir a função. Por isso, você pode ver guardas vestindo outro uniforme durante o evento.

O que acontece

O destacamento do Palácio de St. James, guiado normalmente por uma banda de baterias, marcha ao longo do Mall em direção ao Buckingham Palace. Enquanto isso, os guardas do Buckingham Palace se alinham para receber os colegas. Esses dois destacamentos são chamados de Old Guards, pois estão prestes a ser substituídos. Os New Guards então são inspecionados na Wellington Barracks, ali ao lado. Ao redor dos guardas, a banda forma um círculo e começa a tocar. Os New Guards então se enfileiram e marcham em direção aos Old Guards, em frente ao Palácio de Buckingham, ao som da bateria. Quando se encontram, os Old Guards apresentam as armas, e os New Guards fazem o mesmo. Por fim, as chaves do Palácio são passadas dos Old para os New Guards, e os Old Guards marcham em retirada.

Música

Muitos turistas se surpreendem com a música tocada pela banda, pois não se escutam apenas marchas militares. Dependendo da inspiração dos soldados, canções de filmes, musicais e até das paradas mais pops são executadas.

Quando

A cerimônia ocorre sempre às 11h30 (mas é melhor chegar com uma hora de antecedência!). Acontece diariamente de maio a julho e em dias alternados no restante do ano.

Confira: calendário atualizado

Onde ficar

Chegue cedo e se posicione em frente ao Victoria Memorial, monumento em homenagem à Rainha Victoria. Assim, você terá uma excelente visão de boa parte da cerimônia. Para a parte final, que ocorre dentro do Palácio, você terá de se contentar em observar a uma distância maior.

Wellington Barracks

As Wellington Barracks são quartéis convenientemente localizados a menos de 300 metros do Palácio de Buckingham. Os batalhões ficam à disposição da Rainha para qualquer emergência. Na frente das Wellington Barracks, ocorre a inspeção dos New Guards, que substituem os Old Guards em frente ao palácio.

Foto: Mapa de Londres

Conheça The Mall. Foto: Mapa de Londres

The Mall

É uma rota cerimonial criada no início do século 20 para servir de caminho para a Rainha em grandes cerimônias e na recepção de chefes de estado. Nessas ocasiões, são hasteadas bandeiras do Reino Unido de ambos os lados da rua, que é fechada para o tráfego normal em feriados, domingos e eventos especiais da Realeza.

Saiba mais sobre The Mall

Horse Guards Parade

Foto: coxy58 / Shutterstock

Foto: coxy58 / Shutterstock

Esta cerimônia, menor, tem duração de meia hora, aproximadamente, e envolve os Queen’s Life Guards (da cavalaria).  A guarda montada fica em frente à Horse Guards, a entrada oficial para os palácios de Buckingham e de St. James. Para chegar lá, siga a The Mall em direção à Trafalgar Square e depois entre à direita na Horse Guards Road.

A cerimônia é parecida com a outra, em escala menor. A presença ou ausência da Rainha em Londres define o número de guardas. Na Long Guard, quando a Rainha está em Londres, há música e um número maior de guardas. Na Short Guard, o número de guardas é reduzido e não se ouve as trombetas costumeiras.

Os novos guardas deixam o quartel de Hyde Park às 10h28 em dias de semana (9h28 no domingo) e cavalgam até a Horse Guards Parade, através do Hyde Park Corner, Constitution Hill e o Mall.

Quando

De segunda a sábado, às 11h. No domingo, às 10h.

Foto: Mapa de Londres

Foto: Mapa de Londres

Castelo de Windsor

Segue o modelo da Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, com a troca dos Queen’s Guards (infantaria, sem cavalo). Às 10h40, os New Guards marcham do quartel de Victoria, passam pelo castelo e dobram no Castle Hill, onde os Old Guads esperam, alinhados.  Enquanto a banda toca, o capitão dos Old Guards entrega a chave do Castelo de Windsor para o capitão dos New Guards. Os novos sentinelas ficam a postos, ordens são proferidas, e os Old Guards retornam para o quartel.

Veja: visitando o Castelo de Windsor

Quando

Horário: 11h

A cerimônia nunca acontece nos domingos.

Confira: calendário atualizado

E também

Palácio de Buckingham

Castelo de Windsor

Outros palácios

Categorias: Família Real, Grátis, Palácios, Passeios, Pontos Turísticos

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

26 comentários para “Troca da guarda em Londres”

  1. ana adipietro
    09/04/2014 às 21:01 #

    Em outubro não tem troca da guarda da rainha???