Ônibus em Londres

O ônibus de Londres pode não ser tão veloz quanto o metrô, mas oferece diversas vantagens para os turistas. Entre elas, estão a economia, o funcionamento 24 horas e a possibilidade de se encantar com a cidade pela janela. Confira um guia completo para andar de ônibus na capital britânica.

Leia também

Veja como usar o metrô

Guia completo do transporte em Londres

Horários

A maioria das linhas de ônibus funciona das 5h até a meia-noite, como o metrô. A diferença é que o sistema de ônibus possui rotas especiais noturnas, aquelas identificadas com o N na frente, que circulam durante toda a madrugada.

Passagem

A atitude mais econômica para usar ônibus e metrô é comprar logo um Oyster Card, um cartão recarregável que oferece descontos nas jornadas. Com ele, cada trecho custa 1,45 libras (com dinheiro, fica 2,40 libras), e o “cap” diário (o teto de pagamento, o valor máximo pago em um dia) é de 4,40 libras. Ou seja, pagando 4,40 libras por dia, dá para andar o quanto quiser de ônibus. E o melhor: no ônibus, não há diferença de preço entre as zonas, como no metrô.

Oyster Card

O Oyster Card é um cartão magnético que você pode obter por 5 libras (reembolsáveis se você quiser devolvê-lo antes de deixar Londres). Você pode carregá-lo utilizando cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro. Assim, basta creditar um valor “pay as you go” ou comprar um passe semanal (ou até mensal), que proporciona descontos ainda maiores.

Lembre-se: todo o dinheiro depositado no Oyster Card pode ser obtido de volta ao devolver o cartão, na última estação de metrô, possivelmente em Heathrow. O cartão é inteligente e gasta sempre o menor valor possível.

Passes

Existe um passe semanal apenas de ônibus, para usar esse transporte quantas vezes quiser durante sete dias, por 20,20 libras. E, se você também quiser andar de metrô à vontade durante esse período, compre o 7 Day Travelcard para ônibus e metrô, zonas 1 e 2, por 31,40 (vale a pena pela comodidade). A partir de quatro dias de estada em Londres, o passe semanal já é o mais recomendado.

Para ver uma simulação exata com o valor que você deve depositar no Oyster Card, já considerando os dias de sua estada, veja este post.

Onde comprar

Oyster Card: Em máquinas de qualquer estação de metrô, em bancas de revista e em supermercados.

Taxa de depósito: quando você comprar um Oyster Card, terá de pagar 5 libras como taxa de depósito, que pode ser recuperada quando você devolver o cartão.

Passagem única: Em máquinas ao lado de paradas de ônibus, em estações de metrô, em bancas de revista.

Mapa das linhas de ônibus

Para facilitar a sua vida, os ônibus em Londres obedecem a um cronograma bem definido, sempre presente nas paradas. Confira ao lado ou no link abaixo mapa das linhas de ônibus da cidade.

Veja o mapa

Como chegar

Mesmo com o apoio do mapa, não se encontrou muito bem? Não tem problema. O Transport for London oferece um simulador chamado Journey Planner, muito bom para encontrar os melhores meios de transporte para você. Você fornece um local de saída e um de chegada, e ele indica a melhor rota, seja de ônibus, metrô, trem ou barco, tudo com descrições detalhadas e mapas.

Veja como usar o Journey Planner

Parada de ônibus - Mapa de LondresA parada de ônibus

A cada parada de ônibus, é designada uma letra para que você possa identificar exatamente quais ônibus passam ali. Neste caso, a letra é G.

Se o sinal na placa contiver um círculo vermelho em um fundo branco, com o dizer “bus stop” abaixo, o ônibus vai parar sempre que houver gente esperando na parada, exceto quando ele estiver lotado.

Se o sinal na placa for um círculo branco em um fundo vermelho, com a frase “request stop, você terá de sinalizar com a mão para que o ônibus pare.

Além de uma letra, toda parada possui um nome, como, neste caso, Hampton Court Station. Do outro lado da rua, você verá uma parada com o mesmo nome, só que com uma letra diferente. O nome indica a área onde a parada se localiza, e a letra define exatamente quais ônibus passam por ali naquele determinado sentido.

Na maioria dos ônibus, há um sinalizador eletrônico mostrando a próxima parada, que também pode ser anunciada pelo altofalante.

A parada também indica a direção para onde o ônibus está indo. Neste caso, towards Molesey. Verifique no mapa da parada para ter certeza de que é o sentido correto. Esse mapa é bastante útil e intuitivo, pois mostra detalhadamente as paradas de ônibus em toda a região, com as respectivas letras, nomes e linhas.

Abaixo do Towards, você encontra os números das linhas que passam pela parada. Aqueles números com fundo amarelo indicam ônibus em que não há venda de passagem dentro do veículo. Os números com N na frente designam os ônibus noturnos, que possuem rota diferente durante a noite. Esses Night buses são bem importantes, pois é a eles que você terá de recorrer quando o metrô não estiver em funcionamento durante a madrugada.

No ônibus

Na dúvida, faça sinal para ele parar (o braço esticado brasileiro vale aqui também). Entre, procure o leitor amarelo do Oyster Card e passe o cartão. Após o apitinho, escolha um bom lugar, de preferência no segundo andar, lá na frente, para admirar Londres durante o trajeto. Na hora de sair, aperte o botão vermelho para requisitar a parada. No ônibus, só se passa o Oyster Card na entrada, e não na saída. No metrô, se passa duas vezes.

Etiqueta no ônibus

- Tenha o ticket ou Oyster Card em mãos, preparado, para evitar filas na entrada

- Respeite a fila ao embarcar

- Em ônibus normais, entre pela porta da frente. Se tentar pela de trás, provocará a suspeita de que está tentando andar de ônibus sem pagar pela passagem. Em ônibus tipo sanfona, entre pela do meio. Na dúvida, deixe alguém assumir a frente e faça o mesmo.

- Não tente entrar no ônibus depois que as portas já estiverem fechadas. Não dá para ficar batendo nelas até que o motorista as abra.

- É proibido fumar dentro do ônibus

- Bebidas alcoolicas também são proibidas no ônibus (e no metrô)

- Não coma dentro do ônibus

- Dê preferência de assento a idosos e mulheres grávidas

Foto: TFL

Tipos de ônibus

Atualmente, grande parte dos ônibus se divide entre double deckers (dois andares) e o single deck grandalhão (tipo sanfona). O Routemaster, o tradicional double decker de Londres, atua apenas em duas linhas especiais, as rotas culturais número 9, de Kensington High Street até Aldwych, e número 15, de Trafalgar Square para Tower Hill.

Em 2010, o prefeito de Londres, Boris Johnson, divulgou o design dos novos ônibus de Londres, que emitirão menos poluentes, serão mais acessíveis, respeitarão melhor regras de segurança, oferecerão maior conforto e substituirão aos poucos os bendy buses (os grandalhões tipo sanfona).

Evolução e história do ônibus em Londres

Conheça o novo ônibus de Londres

Categorias: Dicas, Guia básico, Ônibus e Metrô

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

17 comentários para “Ônibus em Londres”

  1. Carla
    22/11/2014 às 16:51 #

    Boa tarde, antes de mais muitos parabéns pela vossa excelente página, é muito útil.

    Tenho uma dúvida relativamente ao transporte do aeroporto stansted para o centro de Londres. Como li alguns comentários negativos quanto ao serviço da EasyBus, queria saber a vossa opinião quanto ao serviço da TERRAVISION, que também não é um serviço muito caro.

    Obrigada

  2. FLamarion genro lopes
    15/12/2013 às 23:36 #

    estou chegando em londres procedente de sao paulo , em 13 de janeiro , como posso fazer para chegar ao hotel kings hotel – queensborough terrace 60- 62

    gostaria de ir de onibus como posso fazer

    +5509292493190

  3. Tiago
    01/11/2013 às 17:43 #

    Olá, tenho uma duvida… se eu for usar so o onibus (nao quiser metro) nas zonas um e dois, devo mesmo assim carregaro pass com 8,80 ou posso carregar so com 4,40 pois nao quero pegar metro… obrigado

  4. Adriana
    26/10/2013 às 00:52 #

    Boa noite, eu vou estar em Londres 3 dias, mas vou ficar hospedada na zona 3 . Qual a melhor opção para mim? Dou preferência ao autocarro. Obrigada.

  5. Rebecca
    15/10/2013 às 14:40 #

    Olá, gostaria de esclarecer uma duvida em relação ao Oyster Card, ele pode ser usado por duas pessoas ou é necessário adquirir um por pessoa? Agradeço a atenção, e parabéns pelo site!

  6. Daniele
    24/07/2012 às 16:32 #

    Obrigada pelo site.

    Estou me preparando para passar um mês lá.